quinta-feira, abril 10, 2008

FUNÇÕES DA ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS

Carreira de técnico superior de serviço social

O técnico superior de serviço social desenvolve, no quadro do projecto educativo de escola e no âmbito do serviço de psicologia e orientação respectivo, as funções inerentes à sua especialidade, no seio do apoio sócio-educativo, competindo-lhe, designadamente:
a) Colaborar com os órgãos de administração e gestão da escola no âmbito dos apoios sócio-educativos;
b) Promover as acções comunitárias destinadas a prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, ao abandono precoce e ao absentismo sistemático;
c) Desenvolver acções de informação e sensibilização dos pais, encarregados de educação e da comunidade em geral, relativamente às condicionantes sócio-económicas e culturais do desenvolvimento e da aprendizagem;
d) Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento pessoal;
e) Colaborar, na área da sua especialidade, com professores, pais ou encarregados de educação e outros agentes educativos na perspectiva do aconselhamento psicossocial;
f) Colaborar em acções de formação, participar em experiências pedagógicas e realizar investigação na área da sua especialidade;
g) Propor a articulação da sua actividade com as autarquias e outros serviços especializados, em particular nas áreas da saúde e segurança social, contribuindo para o correcto diagnóstico e avaliação sócio-médico-educativa dos alunos com necessidades especiais, e participar no planeamento das medidas de intervenção mais adequadas.

(Decreto-Lei N.º 184/2004 de 29 de Julho)

Etiquetas:

36 Comments:

At 12/2/10, Blogger Marta said...

Comecei agora a trabalhar numa escola e ainda não sei como intervir apesar de ter algumas ideias em mente para implementar porque trabalhei durante 3 anos no acompanhamento de famílias ao nível do RSI e, conferiu-me muita experiência. Tem alguma sugestão ou material que possa consultar e que me ajude uma vez que é a 1ª vez que a escola tem Assistente Social (projecto TEIP).
Obrigada,

Marta

 
At 20/2/10, Blogger Josy said...

Marta, boa noite!
Sou estudante do 7º semestre de serviço social e estou fazendo meu TCC com o Tema "A Importância da Assistente social nas Escolas".
Estou pesquisando se já existe alguma escola em que tenha assistente social atuando, por isso se for possível gostaria de ter informações sobre a escola em que você irá trabalhar.
desde já agradeço1

Um abraço, Josy

 
At 27/2/10, Blogger Francisca said...

Olá eu estou a iniciar o meu projecto de estágio que será numa instituição escolar. Gostava de lhe dizer que pode consultar o GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Familia) já instituido em algumas escolas nomeadamente em Portalegre que será onde vou estagiar.Pode ser uma juda para si e para o seu trabalho.

Francisca

 
At 18/3/10, Anonymous Anónimo said...

É com agrado que encontro este Blog. Li atentamente os comentários anteriores e, gostava que me esclarecessem algumas dúvidas, sobre os instrumentos usados pelas assistentes sociais nas escolas. Consultei um documento da GAAF que menciona a aplicação de Programas de Competências Pessoais e Sociais. Gostaria de saber onde posso ter acesso a estes Programas.
Para além deste instrumento aconselham a utilização de algum em especial?
Mariana

 
At 10/5/10, Anonymous Giselly said...

Por favor, queridas colegas...também estou pesquisando sobre meu tcc. A importância da Assistente Social na área da Educaçã...me ajudem...vocês conhecem alguma escola que já tem assistente aocial trabalhando? e referências biblíog´raficas na área?Obrigada Giselly Franco

 
At 5/7/10, Anonymous Anónimo said...

Ola,
comecei a pouco tempo a trabalhar em uma escola publica, estou cheia de vontade de trabalhar, mas é um desafio pois no meu estado não existe muitas Assistente social na educação.Gostaria muito de sugestão de leitura.

 
At 12/8/10, Anonymous sandra said...

Olá,

estive lendo os cometários das colegas e resolvi me manifestar. Eu sou tecnica formada em 2008, e desde então trabalho em uma instituição de educação infantil, agora escrevi um projeto para efetivação do "setor" de serviço social, até então inexistente. Tenho algumas experiencias que podemos trocar, estou a disposição.

Segue e mail para contato: ssk_13@hotmail.com .

Att

Sandra

 
At 12/11/10, Anonymous Maria Filomena P. Noronha said...

- Penso que o trabalho de assistentes sociais nas escolas é urgente e necessário. Aliás, está p/ sair um projeto há alguns anos mas, não há vontade política. - Rasculhei um projeto social sobre essa questão; além disso o CRESS tem uma equipe que discute o assunto.
- Seria interessante que esses assistentes sociais fizessem "um trabalho de campo", visitando as famílias e direcionassem todo um trabalho no sentido da "prevenção!..."
- Gostaria que me enviasse seu parecer quanto, propondo suas idéias. Quem sabe, dessa forma consigamos "abreviar" esse projeto que há algum tempo está engavetado!...
Filomena

filomena.noronha@hotmail.com

 
At 4/7/11, Anonymous vanusa gama said...

eu me chamo vanusa gama de oliveira sou estudante do 6 periodo de servico social, e vejo de perto a necessidade da inserção do assistente social na escola , eu moro no nordeste, bahia e a realidade escolar é muito precaria,é um absurdo o abandono, e o descaso parece ate que moramos em dois pais, de um lado o sul e do outro lado o nordeste, temos o mesmo direito de assistencia pois todos somo s Brasileiros,pensar na integração do assistente social na escola é sairmos da superficialidade e trabalharmos em busca de efetivação dos direitos e da igualdade na educação.

 
At 20/7/11, Anonymous Anónimo said...

Olá meninas!
Estive atuando 1 ano na política de eduicação , porém voltada para educação superior privada.
O que posso contribuir é apenas a minha vivência e digo:
Nós temos uma posição muito subalternizada neste meio, porém é um campo cheio de possibilidades de mostrar a diferença!
Para mais entre em contato: patricialocs@yahoo.com.br

 
At 18/9/11, Anonymous Anónimo said...

GOSTARIA DE RECEBER AJUDA PARA
REALIZAÇÃO DE MEU TCC. SOU ALUNA
DO 3°ANO DE SERVIÇO SOCIAL E NÃO
ESTOU CONSEGUINDO FAZER MEU TCC

 
At 22/5/12, Anonymous Anónimo said...

Bom dia,
Trabalho numa escola Profissional, no âmbito do Serviço de Psicologia e Orientação. gostaria de saber por parte das colegas que tb trabalham nesta área,o tipo de projetos/propostas a desenvolver.

Segue e-mail para futuro contato: freitasgomes.céu@gmail.com
Att,
Maria do Céu

 
At 27/8/12, Anonymous Ana said...

Ola, estou pesquisando sobre o assunto pra terminar o meu projet e passando puraqui e lendo estes comentários de profissionais que ja estam na aréa fico indignada por não terem criatividade em elaborar um projeto, estou no 4º p de serv social e o que mais tenho é idéias e projetos, so não tenho o que na minha opinião é o mais dificil a opohttp://www.facebook.com/carol.ana.144rtunidade de atuar que seja em estagio ja vejo dificuldades.
podemos tracar conversas meu face é

 
At 6/9/12, Anonymous Anónimo said...

Gostaria de dialogar com profissionais que já tenham experiências na área da educação, pois estou atuando pela primeira vez e estou um pouco "perdida"

 
At 6/1/13, Anonymous Anónimo said...

Bom dia meninas andei lendo os comentarios ,de vc´s sou estagiaria da educação o nosso maior dificuldade e com os pprofessores e muitas das vezes com a propria instituição pela falta de respeito e violação do codico de etica do serviço social .deixo meu contato a vc regi.126@hotmail.com

 
At 11/1/13, Anonymous MARCELA SILVA said...

Olá!
Sou MArcela Silva, docente da UNiversidade Federal do RecÔncavo da Bahia, no Brasil. Coordeno o GRUPO DE TRABALHO DE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO. Temos publicações , artigos, e livros falando de nossa luta e experiencias. Coloco-me à disposição e convido a todas a olharemo nosso blog: www.gtssedu-ufrb.blogspot.com e www.nessesalvador.blogspot.com. Meu email é marcelasilva.gtssedu@gmail.com ou mmjsilva@ufrb.edu.br.

 
At 28/4/13, Anonymous Anónimo said...

Na escola onde eu trabalho, tem uma assistente social que até agora não mostrou a que veio. Apenas ganha um bom salário. O que devo fazer? Agora que já sei que O Profissional é de grande importância na instituição educativa, que providência tomar?

 
At 14/6/13, Blogger Marcleide said...

Olá, estou cursando Serviço Social, Fortaleza ceará, tenho interesse no tema Assistente Social nas Escolas, alguém pode me ajudar me informando algo sobre. Gostaria de saber quais escola já possui Assistente Social, qualquer dica me ajudara. Obrigada, meu email-marcleidebarros@hotmail.com

 
At 12/7/13, Anonymous Anónimo said...

Estou terminando o curso de Serviço Social e iniciando meu estágio numa escola-creche, mas estou preocupada de como devo interagir com crianças, diretora, professores, preciso de alguém que me oriente de como devo fazer.

 
At 26/7/13, Anonymous Anónimo said...

Ola, sou Assistente Social de uma Escola Publica Estadual na qual nossos alunos são portadores de necessidade especiais, na qual gostaria de estar trocando conhecimentos nesta área que acho muito graficante,trocando esperiencias,projetos e oficinas,para o aprimoramento e conhecimentos dos alunos e educandos nestas estituições de incluzão,tornando o aluno capaz dando condições de se tornar cidadão para o enfrentamento adiversos e preparando o para o mercado de trabalho. Sabemos que é de fundamental as atividades a valorização e a busca da alta estima e a consilidação da formação do cidadão, compreendendo seus direitos e deveres.
e-mail zecarlos.servicosocial@hotmail.com

 
At 11/8/13, Anonymous Celia said...

Estou no terceiro semestre de serviço social,e gostaria de fazer um estágio.onde posso me cadastrar..me ajude por favor

 
At 12/3/14, Anonymous Anónimo said...

ISSO ESTÀ ERRADO: "...e no âmbito do serviço de psicologia" é o PSICÓLOGO que desenvolve essa ação.

 
At 10/8/15, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 10/8/15, Anonymous Anónimo said...

Olá, bom dia! Estou desenvolvendo um projeto de estágio, gostaria de algumas informações sua sobre a atuação do Assistente Social na Educação Infantil, por favor alguém mi passa algumas atribuições do Assistente Social nas escolas.
Meu email é, azimavete@bol.com.br
Obrigada!

 
At 10/8/15, Anonymous Azimavete said...

Olá, bom dia! Estou desenvolvendo um projeto de estágio, gostaria de algumas informações sua sobre a atuação do Assistente Social na Educação Infantil, por favor alguém mi passa algumas atribuições do Assistente Social nas escolas.
Meu email é, azimavete@bol.com.br
Obrigada!

 
At 27/8/15, Anonymous Josélia said...

Boa tarde, que bom encontrar pessoas como vocês com os mesmos pensamentos e projetos, que eu tenho em mente também. Estou iniciando o meu projeto também nesta areá da Educação. alguém pode me ajudar? e me enviar material ou até mesmo indicar uma escola que eu possa entra em contato com Assistente Social. Aqui fica meu E-mail para qualquer informação.
joseliaalexandrina@hotmail.com

 
At 16/4/16, Blogger Unknown said...

Boa tarde, tenho que fazer um portfólio de estágio do 6°período projeto de intervenção mas não sei como elaborar pois na instituição aonde estou estagiando não tem muito em que intervir. gostaria de umas dicas

 
At 4/8/17, Anonymous Anónimo said...

Gostaria de saber se posso trabalhar como professora na educação infantil fazendo faculdade de serviço social?

 
At 18/10/17, Anonymous Cássia said...

Também gostaria muito de saber disso! Se o Assistente Social pode trabalhar como professor/a na área da educação infantil já tendo a faculdade de Serviço Social?

 
At 18/10/17, Anonymous Cássia said...

Meu e-mail é: cassiamatos1@hotmail.com

 
At 7/11/17, Blogger Unknown said...

Bom o que mais ajudaria seria um projeto muito bem elaborado buscando a valorização da profissão, pq o que eu vejo nos campos onde atuei é a falta de valorização da profissão, lguns profissionais descomprometido com a ética e a causa e também a falta de autonomia que é delegada por conta das instituições de atuação dos profissionais, porém, o mais terrível para mim é ver alguns profissionais que preferem receber ordens, quando esta profissão necessita de profissionais éticos, comprometidos e dispostos a buscar autonomia na profissão já que um Assistente Social subalterno, jamais poderá prestar um bom serviço a Sociedade.

 
At 6/12/17, Blogger Unknown said...

Ola!!!
Alguém sabe me responde se o assistente social pode atuar em creches publicas?

 
At 3/1/18, Anonymous Adriana said...

Boa noite!!
Ja sou Graduada em Assistencia social, e concluindo pós em Seguridade social. Eme minha cidade não exite a inclusão do Assitente Social nas Escolas, gostaria de uma orinetação, como elaborar um projeto com essa finalidade. gostaria de saber de vcs podem mim ajudar.
Minha cidade precisa muito disso. e aqui somos poucas reconhecida.

Adriana

email.: Adrypereira2009@hotmail.com
(82) 99655-1010

 
At 6/2/18, Blogger sou assim!faço minha propria realidade... said...

Se vc fizer pós na área e somente depois do mestrado em área de educação é que vc pode dar aula. Sem mestrado não!

 
At 14/3/18, Anonymous Anónimo said...

Boa Tarde!

Ja sou graduada em Serviço Social e atuo a 2 anos na área da educação em uma escola publica. Porem ainda sinto dificuldades devido a falta de conhecimento dos demais funcionários sobre a atuação do Assistente Social na escola. As demandas são constantes e corriqueiras diante da nossa realidade social.

 
At 14/11/18, Anonymous Anónimo said...

Boa tarde,gostaria de saber se vc poderia me ajudar ,com algo ,como : projetos e intervenções nas escolas diante de alunos faltosos e indisciplinados .
paivapaivarosely@outlook.com

 

Enviar um comentário

<< Home