quarta-feira, novembro 29, 2006

OFERTA DE EMPREGO – C. M. MOURA


Caros Colegas,
No Diário da Republica da 2ª Série (Parte Especial), nº 230, no dia 29 de Novembro de 2006, nas páginas 27502, 27503 e 27504, saiu um Concurso Externo de Ingresso para provimento de um lugar de Técnico Superior de Serviço Social (Referência C), para o Departamento Sócio- -Cultural. O local de trabalho será na área do concelho de Moura (Alentejo), e tem um prazo de 10 dias úteis (até 15/12/2006 inclusivé). Requisitos especiais: possuir Licenciatura em Serviço Social.Boa sorte!!!!

terça-feira, novembro 28, 2006

Conferência sobre Violência Doméstica


Caros Colegas,
AMANHÃ, dia 29/11/2006 a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias vai realizar no Auditório Pessoa Vaz (Campo Grande, 376) às 19h00, a Conferência Violência Doméstica. A Conferencista é a Sra. Dra. Conceição Brito Lopes (Jurista) e a Apresentação e os Comentários estarão a cargo do Sr. Dr. Jorge Cabral (Advogado, Director do Instituto de Crimonologia – ULHT e ex-Docente do ISSSL).
A entrada é LIVRE!!!!

segunda-feira, novembro 27, 2006

II Curso Nacional de Gestão de Apoio de Serviço Domiciliário - Rutis


Caros Colegas,
Devido ao sucesso demonstrado e na impossibilidade de satisfazer a procura no I Curso que promoveu, a RUTIS vai promover o II Curso Nacional de Gestão do Serviço de Apoio Domiciliário, no dia 30 de Novembro, no Auditório da Escola Superior Agrária de Santarém. As inscrições estão sujeitas ao número limite de 200 inscrições (já contam com 110 inscrições) e os custos são: 30 euros – o preço inclui diploma e CD com material diverso. ATENÇÃO: Quem se inscreveu para o I Curso e não teve vaga, está automaticamente inscrito para este II Curso. Para mais informações contactar com urgência: Carla Frazão: 243 593 206 (apenas de manhã) ou 96 334 87 01; e Luis Jacob: 96 269 17 91.

terça-feira, novembro 21, 2006

LIDL em parceria com o Banco Alimentar contra a Fome


Caros Colegas,
Como já aqui foi abordado (ver o Post "Banco Alimentar Contra a Fome" de 02/11/2006) a par da recolha de alimentos em géneros, o Banco Alimentar vai colocar à disposição dos consumidores, em superfícies mais pequenas, Vales de Oferta que correspondem a sete tipos de produtos: azeite, salsichas, óleo, leite, feijão, esparguete e bolacha Maria. A cadeia de lojas LIDL resolveu juntar-se e este evento e de 23 de Novembro a 03 de Dezembro de 2006, estes vales estarão à disposição dos seus consumidores. Isto porque: «Diariamente existem milhares de pessoas que passam fome em Portugal e que precisam da sua ajuda.» (Campanha LIDL)
Se puder, não deixe de ajudar, nas grandes ou pequenas superfícies.

sábado, novembro 18, 2006

Canal Odisseia – “Serra Leoa Teams”

Caros Colegas,
A violação dos Direitos Humanos na Serra Leoa é das mais cruéis e desumanas acções jamais perpetradas contra seres humanos. O Canal Odisseia transmite amanhã (Domingo), 19/11/2006, pelas 14h00 e pelas 23h00, um documentário intitulado “Serra Leoa Teams – War Mutilates” que nos mostra que o desporto (neste caso, o futebol) pode ser utilizado como elemento integrador de indivíduos mutilados na sociedade.

domingo, novembro 12, 2006

Filme “Favores em cadeia”


Imaginem apenas. Fazemos um favor a alguém que realmente a ajude e dizemos que não queremos que este seja retribuido a nós, mas sim a três outras pessoas que, em troca fazem o mesmo a outras três - e assim sucessivamente criando uma cadeia crescente de bondade e respeito. Impossível? Esta é uma palavra que não entra no vocabulário do pequeno estudante Trevor McKinney.
Haley Joel Osment desempenha o papel de Trevor, que desencadeia uma reacção em cadeia de bondade para o seu projecto escolar de estudos sociais nesta história carinhosa e comovente dirigida por Mimi Leder e baseada na obra de Catherine Ryan Hyde e também protagonizada pelos vencedores de um Oscar da Academia Kevin Spacey e Helen Hunt. Qual será o impacto que uma ideia tão pura e sincera pode ter? Faça um favor a si próprio e descubra: veja Favores em Cadeia, um dos mais belos filmes dos últimos tempos.
HOJE À NOITE, NA RTP 1.

quinta-feira, novembro 09, 2006

08 DE NOVEMBRO – DIA EUROPEU DO ASSISTENTE SOCIAL

Caros Colegas,
Por motivos alheios à minha vontade, não me foi possível colocar este Post ontem, dia 08 de Novembro. No entanto não quis deixar de fazê-lo, uma vez que esta data não deve passar em branco.

«Fazer bem era a primitiva designação do Serviço Social. Mas este termo, como aliás os mais modernos de “Serviço Social” e “Trabalho Social” só serviriam para iludir o problema – se a sociedade não fosse realmente servida. Devemos por isso, regozijar-nos com o desejo evidente, que anima agora s trabalhadoras sociais, de porem de parte todas as reivindicações de prestígio baseadas unicamente nas boas intenções; devemos por outro lado ir ao encontro das suas mais ardentes aspirações, de submeter os métodos da sua actividade a uma análise crítica e encorajá-las a aferir o seu trabalho pelos melhores padrões fornecidos pela experiência – padrões que embora presentemente imperfeitos, vão sendo aperfeiçoados até ao ponto de poderem a vir a ser considerados como profissionais.»

Mary E, Richmond, em “Diagnóstico Social”

terça-feira, novembro 07, 2006

XVI Congresso sobre Estilos de Vida e Comportamentos Aditivos


Caros Colegas,
A PROSALIS em colaboração com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento está a organizar o XVI Congresso sobre Estilos de Vida e Comportamentos Aditivos. Aspectos Culturais e Processos de Adaptação Social e Familiar - Populações em Risco de Exclusão, que terá lugar no dia 28 de Novembro de 2006, no Auditório da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, na Rua Sacramento à Lapa nº 21 em LISBOA. O preço de inscrição é de 35 €. Para quem estiver interessado, poderá solicitar mais informações através do Secretariado da PROSALIS, através do telefone: 21 798 10 40.

Missionária de ONG assassinada


Caros Colegas,
Esta semana todos perdemos. Em Moçambique foi morta uma Missionária da ONG Leigos para o Desenvolvimento. Idalina Neto Gomes (à esquerda na foto), de 30 anos, foi assassinada na Missão Fonte Boa onde fazia um pouco de tudo: professora, veterinária, parteira…
Não era Assistente Social, mas merece aqui um tributo pois todos quanto se dedicam a “fazer o bem” têm neste Blog um lugar especial.
Os meus pêsames à família e aos Leigos para o Desenvolvimento.

2º Fórum Português de Responsabilidade Social das Organizações


Caros Colegas,
A AIP (Associação Industrial de Portugal) e a FIL (Feira Internacional de Lisboa), estão a organizar o 2º Fórum Português de Responsabilidade Social das Organizações que terá lugar de 08 a 12 de Novembro de 2006 no Parque das Nações da FIL. Este evento irá decorrer em paralelo com a AMBIURBE – Salão Internacional do Desenvolvimento Sustentável.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Canal Odisseia – “Testemunhos de Darfur”

Caros Colegas,
A crise humanitária do Darfur é hoje uma realidade inegável e cruel. O Canal Odisseia transmite hoje, 03/11/2006, pelas 17h00 e pelas 22h00, um documentário intitulado “Testemunhos de Darfur” que percorre os campos de refugiados do Sudão. Se não puderem ver este documentário hoje, ele será reposto amanhã, sábado (04/11/2006), às 11h00.

Programa Alimentar Mundial: Socorro!!!

Caros Colegas,
No dia 25 de Outubro de 2006, o Programa Alimentar Mundial emitiu um Comunicado a alertar que uma falha maciça de fundos está a forçar um corte de ajuda alimentar a 4.3 milhões de pessoas por todo o Sul de África que permanecem cronicamente vulneráveis, apesar de este ano se prever boas colheitas para toda a região. Estas necessidades advêm do facto de as colheitas ainda estarem em época de crescimento. Para saber mais sobre este assunto clique aqui.

Mais Tribunais de Família e Menores!!!

Caros Colegas,
De acordo com fonte governamental foi comunicado ontem (02/11/2006) à Agência Lusa, que o número de Tribunais de Família e Menores deverá aumentar dos actuais 18 para 30, no âmbito do novo mapa judiciário que está em estudo pelo Ministério da Justiça. Mais vagas para Assistentes Sociais?

quinta-feira, novembro 02, 2006

Banco Alimentar Contra a Fome


Caros Colegas,
A Federação Portuguesa de Bancos Alimentares e os Bancos Alimentares Contra a Fome irão realizar a próxima Campanha de Recolha de Alimentos em supermercados e grandes superfícies nos dias 25 e 26 de Novembro de 2006.
A Campanha-Vale, que permite a recolha de alimentos em lojas de pequena dimensão, através de uma abordagem em que continua deixada ao cidadão a escolha dos produtos que pretende destinar ao Banco Alimentar Contra a Fome, embora a restante logística seja assegurada pelo próprio estabelecimento, será realizada no período de 25 de Novembro a 3 de Dezembro de 2006.
Se puder, não deixe de ajudar, quer doando géneros alimentícios, quer oferecendo-se como voluntário.

Liga Portuguesa Contra o Cancro


Caros Colegas,
Começou ontem (01/11/2006) e estende-se até dia 04 de Novembro de 2006, o Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Este peditório que se realiza anualmente tem como finalidade ampliar e melhorar as formas de apoio aos doentes oncológicos e seus familiares. Se puder, não deixe de ajudar!