quinta-feira, novembro 15, 2007

Dúvidas existenciais (II)

Caros Colegas,
De acordo com estatísticas há dias publicadas os desempregados licenciados passaram de 31,1 mil em 2005 para mais de 50 mil em 2007. Ou seja, a sociedade não está a criar postos de trabalho qualificado suficientes para absorver os desempregados licenciados. Isto no caso dos Assistentes Sociais não corresponde à verdade: como já disse há imensos SPO’s pelo país fora, que não têm Técnico Superior de Serviço Social (ver post anterior “Dúvidas Existenciais”) e onde se poderiam “encaixar” imensos desempregados licenciados. Há pouco tempo tomei conhecimento que uma Juíza dos nossos Tribunais (e quantas mais não haverá?) se queixa que não consegue despachar mais casos pendentes devido à falta de Assistentes Sociais para darem pareceres (isto em casos que envolvem menores) – aqui também se poderiam “encaixar” imensos desempregados licenciados.
Pelos exemplos aqui dados parece que afinal há postos de trabalho qualificado, o que acontece é que devido aos “cortes orçamentais” para estabilizar o défice, o Estado não quer criar estes postos de trabalho qualificado, pois parece que os ordenados destes são considerados custos.
Mais uma vez pergunto: será que a nossa profissão é considerada “desnecessária”? Porque é que a APSS e o Sindicato não nos ajudam a lutar por estas e outras vagas que existem?

Etiquetas: