quarta-feira, dezembro 10, 2008

AINDA A FOME...


Na 4ª feira passada, tendo que "queimar" tempo (muito) para depois ir a uma consulta, resolvi ir passear ao Centro Comercial Colombo. Cheguei e entrei nalgumas lojas que se encontram no metro. Após uma vista rápida decidi entrar finalmente no Colombo.
Ao dirigir-me para o mesmo alguém se acercou (uma jovem) e me perguntou se queria comprar o Borda D'Água. Como não queria, disse que não. No entanto a jovem disse uma palavra que me reteu: "Por favor, tenho FOME."
Aquela palavra reteve-me, olhei para ela e perguntei: "Tem fome?"
"Sim" respondeu.
"Já almoçou?"
"Não..."

Posso recusar muita coisa, mas não consigo recusar um prato de comida seja a quem for.
Levei-a à área dos restaurantes e entrei com ela dentro de um. Perguntei-lhe se queria carne ou peixe. Disse-me que preferia peixe devido a problemas de saúde. Disse-lhe para escolher. Ela disse-me num português muito atabalhoado que não sabia ler em português. Li-lhe no menu os pratos de peixe e ela lá escolheu. Perguntei o que queria beber e ela perguntou se podia ser sumo. Disse-lhe que sim e escolheu um Ice Tea de pêssego.
Pedi e pouco depois já estava a almoçar. Comeu tudo e bebeu o sumo todo. Perguntei se queria sobremesa e respondeu-me que não pois já estava satisfeita. (se tivesse intenção de me explorar tinha pedido sobremesa...) Como não tinha dinheiro comigo, paguei o almoço por Multibanco.
Durante o almoço perguntei de onde era. Disse ser da Ucrânia e ter dois filhos, está cá há um ano e o marido abandonou-a cá com os filhos. Pedia-me insistentemente ajuda para os filhos, pois não tinha o que lhes dar de comer... Fiquei com o telefone dela para posteriormente a encaminhar para uma Assistente Social da zona de residência. Quando me despedi dela, já não tinha a mínima vontade de ficar a passear no Colombo. Vim-me embora. Esta situação mexeu comigo e no metro enviei um sms a uma pessoa amiga."São 16h50 e acabei de oferecer o almoço a uma Ucraniana que ainda não tinha almoçado... Comeu tudo o que tinha no prato. Não deixou nada... Porque há tantas pessoas no mundo com fome e ninguém faz nada? Odeio este mundo tão egoísta"
Mais tarde à noite tive problemas com a minha cara-metade porque quando soube disse-me: "Deves pensar que és rica! Olha, eu nunca almocei por 8,45€!" Apenas lhe respondi: "Olha não quero que me dês prenda de Natal. Eu já tive a minha prenda: matar a fome a alguém..."


Etiquetas: