segunda-feira, fevereiro 18, 2008

ESCLARECIMENTOS SOBRE ESTÁGIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Caros Colegas,
Como se verifica existem ainda muitas dúvidas acerca dos estágios da Administração Pública. Com este Post espero esclarecer as dúvidas que ainda existem:

Existem dois tipos de estágios na Administração Pública:

PEPAP – Programa de Estágios Profissionais da Administração Pública Central
PEPAL – Programa de Estágios Profissionais da Administração Local

Os Estágios PEPAP são realizados na Administração Central da Administração Pública (tais como: Ministérios, Institutos, etc.)
Os estágios PEPAL são realizados nas Autarquias (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia)

Quem se pode inscrever nos Estágios?
Quem está desempregado e inscrito nos Centros de Emprego há mais de X meses (na altura do anúncio especificam, mas têm pedido 3 ou 6 meses). Além disso terá que ter de 18 a 30 anos (à data da candidatura). Existem estágios para Técnicos Profissionais (nível III e IV) e Técnicos Superiores (nível V). No nível III terão que possuir um Curso Profissional, os de nível IV terão que possuir Bacharelato e os de nível V terão de possuir Licenciatura. Só podem realizar um estágio na Administração Pública, quer seja PEPAP ou PEPAL.
Mais requisitos serão especificados no anúncio de abertura dos estágios.

Como é publicitado?
PEPAP – é publicado na BEP (www.bep.gov.pt) e em dois órgãos de comunicação social (jornais nacionais, regionais ou locais).
PEPAL – é publicado na BEP (www.bep.gov.pt) e em dois jornais de expansão nacional.

Estão quase a ser publicitados mais estágios para a Administração Pública para 2008. Estejam atentos à BEP no mês de Março, pois neste momento estão a decorrer as candidaturas para as Instituições se inscreverem a solicitar estagiários.

Para mais informações ver o Post abaixo com os links.

Etiquetas:

1 Comments:

At 29/1/09, Blogger °•·.๓คятค said...

É bom que ainda continue a haver pessoas interessadas a esclarecer os outros, porque infelizmente a maioria, prefere que as pessoas cheguem ao ponto máximo da ignorância.
Por isso, gostaria de colocar uma questão: terminei a minha licenciatura à relativamente pouco tempo, e por isso tenho-me candidatado a uma possível vaga ou a um estágio profissional, e uma das últimas respostas que obtive foi "Em resposta à recepção da sua carta de apresentação, cumpre-me informar V. EX.ª, que esta Câmara Municipal não dispõe de momento de nenhum concurso aberto e que a actual legislação não contempla a realização de estágios profissionais nas Autarquias.", então afinal existe ou não existe a possibilidade de se realizar ainda, estágios em entidades públicas?
A última legislação de que tenho conhecimento é de 11 de Abril de 2008, será que ao fim de tão pouco tempo já não existe mais?!

Obrigada.

 

Enviar um comentário

<< Home