quarta-feira, fevereiro 20, 2008

FUNÇÕES DA ASSISTENTE SOCIAL - AUTARQUIAS

Caros Colegas,
Face ao desconhecimento por parte de muitos estudantes e recém-licenciados sobre quais são as funções das Assistentes Sociais nas Autarquias (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias) resolvi esclarecer as dúvidas:

Grupo de pessoal técnico superior
Carreira de técnico superior de serviço social


Exerce com autonomia e responsabilidade funções de estudo, concepção e adaptação de métodos e processos científico-técnicos, inerentes à respectiva licenciatura, inseridas, nomeadamente, nos seguintes domínios de actividade:

Colaboração na resolução de problemas de adaptação e readaptação social dos indivíduos, grupos ou comunidades, provocados por causas de ordem social, física ou psicológica, através da mobilização de recursos internos e externos, utilizando o estudo, a interpretação e o diagnóstico em relações profissionais, individualizadas, de grupo ou de comunidade; Detecção de necessidades dos indivíduos, grupos e comunidades; estudo, conjuntamente com os indivíduos, das soluções possíveis do seu problema, tais como a descoberta do equipamento social de que podem dispor, possibilidade de estabelecer contactos com serviços sociais, obras de beneficência e empregadores; Colaboração na resolução dos seus problemas, fomentando uma decisão responsável; Ajuda os indivíduos a utilizar o grupo a que pertencem para o seu próprio desenvolvimento, orientando-os para a realização de uma acção útil à sociedade, pondo em execução programas que correspondem aos seus interesses; Auxílio das famílias ou outros grupos a resolverem os seus próprios problemas, tanto quanto possível através dos seus próprios meios, e a aproveitarem os benefícios que os diferentes serviços lhes oferecem; Tomada de consciência das necessidades gerais de uma comunidade e participação na criação de serviços próprios para as resolver, em colaboração com as entidades administrativas que representam os vários grupos, de modo a contribuir para a humanização das estruturas e dos quadros sociais; Realização de estudos de carácter social e reunião de elementos para estudos interdisciplinares; Realização de trabalhos de investigação, em ordem ao aperfeiçoamento dos métodos e técnicas profissionais; Aplicação de processos de actuação, tais como entrevistas, mobilização dos recursos da comunidade, prospecção social, dinamização de potencialidades a nível individual, interpessoal e intergrupal.

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2 Comments:

At 27/5/08, Anonymous Carla Santos said...

Este post ajudou-me imenso na minha preparação para as provas dos estágios PEPAL. Desde já o meu agradecimento,

 
At 27/3/11, Anonymous marcelle de almeida said...

adorei este post estou no começo da minha graduação e com este consegui tirar minhas dúvidas sobre autarquias

 

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