quarta-feira, fevereiro 06, 2008

NOTÍCIA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Queixas de violência doméstica duplicaram em 8 anos

Denúncias aumentaram cerca de 11% e a esmagadora maioria das vítimas são mulheres.
As queixas de violência doméstica duplicaram nos últimos oito anos, em Portugal. Desde o ano 2000, as denúncias aumentaram cerca de 11%. Uma estatística negra, que indica que 87% das vítimas são mulheres, refere esta terça-feira o Jornal de Notícias.
As queixas feitas à GNR e à PSP revelam que, em Portugal, é em ambiente conjugal que as agressões físicas e psicológicas são mais frequentes. Mas apesar dos números revelarem uma realidade criminosa, as instituições que apoiam as vítimas garantem que estamos longe de saber toda a verdade. De acordo com o Jornal de Notícias, 66% dos casos são ocultados.
Mesmo quando as vítimas assumem os maus-tratos, o caminho é sinuoso. Os agressores não são responsabilizados e as vítimas raramente cumprem os parâmetros de reintegração necessários.
Mais de metade das mulheres que são encaminhadas para casas de acolhimento, pela Linha Nacional de Emergência Social, pedem para voltar para casa e acabam por perdoar os maridos. Em muitos casos é um regresso trágico. Só nos últimos dois anos, contabilizaram-se 50 homicídios.
In TVI
05-02-2008

Etiquetas: