terça-feira, dezembro 23, 2008

RESPOSTA A COMENTÁRIO

Ao Miguel Ângelo Valério

Miguel, agradeço por ter expressado a sua opinião aqui no Blog, pois desta forma sei que não estou a “falar” para o vazio…
Peço desculpa por ter demorado tanto tempo na resposta, mas só recentemente vi o seu comentário.
Vou explicar melhor o meu ponto de vista sobre este assunto: Sou absolutamente contra as Casas de Abrigo! Se a obrigação do Estado é ajudar as vítimas de qualquer crime e fazer justiça, então não vejo como se está a ajudar e onde está a justiça a ser realizada quando é a própria vítima que tem que abandonar o emprego, a sua casa, a sua família, os seus amigos, o seu meio-ambiente, enfim, a abandonar a sua vida e a andar escondida como se fosse uma criminosa! E isto sem falar das crianças (quando as há) que também abandonam a sua casa, a sua escola, a sua família, os seus amigos, o seu meio-ambiente, para acompanharem o(a) progenitor(a). Pensa que isto é justo? Pensa que é assim que o Estado deve ajudar as vítimas? Vitimizando-as mais uma vez? Eu não penso. É por isso que eu penso que o lugar dos criminosos é na cadeia (em caso de ofensas graves, muito graves e morte) e em caso de ofensas leves deveriam ir eles para uma Casa de Abrigo (o mais longe de casa possível), enviados por um Juiz (é claro!), com uma pulseira electrónica no tornozelo e deveriam ainda a ser obrigados a fazer terapia, a trabalhar para pagar as despesas na Casa e serem os próprios a gerirem a Casa. Sem mais regalias! Isto sim, é ajudar e fazer justiça! As vítimas continuariam a sua vida normal e não seriam duplamente vitimizadas! Assim como os filhos das mesmas! Se quiser pode ler o comentário de uma colega aqui no Blog acerca desta questão. Ela fez queixa de violência doméstica e acabou sem emprego (o seu meio de subsistência!). E o mal psicológico que estas medidas fazem às vítimas? Ninguém pensa nisso!...
Espero ter esclarecido a minha opinião sobre este assunto. Se quiser pode continuar a comentar as minhas opiniões, pois terei o maior prazer em ler as suas dúvidas e esclarecê-las.

Etiquetas: ,