quarta-feira, outubro 31, 2007


(Clicar na imagem para aumentar)

terça-feira, outubro 30, 2007

EXPOSIÇÃO DOCUMENTAL


Caros Colegas,
A Universidade Lusíada de Lisboa tem a decorrer, na Sala de Exposições, desde 22 de Outubro até 13 de Novembro de 2007 uma Exposição Documental intitulada “A Produção do Conhecimento em Serviço Social: o Percurso do ISSSL”.
Uma exposição a não perder…

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 29, 2007

Manual de Boas Práticas

Caros Colegas,
Aqui encontram o “Manual de Boas Práticas para Lares Residenciais de Pessoas com Deficiência Motora”. Podem, inclusive, fazer o download.

Etiquetas:

Guia de Recursos

Caros Colegas,
Aqui encontram o “Guia de Recursos na Área da Violência Doméstica”. Podem, inclusive, fazer o download.

Etiquetas:

Manual de Boas Práticas

Caros Colegas,
Aqui encontram o “Manual de Boas Práticas – Guia para o Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens”. Podem, inclusive, fazer o download.

Etiquetas:

Seminário

Caros Colegas,
Vários parceiros vão realizar, em Santa Maria da Feira, no dia 30 de Novembro de 2007 o Seminário “Violência Doméstica - Que Direitos? Que desafios?”
Para mais informações ir a: http://www.cnpcjr.pt/preview_documentos.asp?r=1141&m=PDF

Etiquetas:

Manual de Recursos

Caros Colegas,
Aqui encontram o Manual de Recursos “Estratégias de Combate à Violência Doméstica” da Direcção-Geral da Saúde pertencente ao Ministério da Saúde. Podem, inclusive, fazer o download.

Etiquetas:

Manual de Serviço Social


Caros Colegas,
Aqui encontram o Manual "Direitos Humanos e Serviço Social". Podem, inclusive, fazer o download.

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 25, 2007

PEDITÓRIO


Caros Colegas,
A AMI (Assistência Médica Internacional) está a efectuar um Peditório de 25 a 28 de Outubro de 2007. Se encontrar uma banca da AMI, contribua.
Saiba mais em: http://www.fundacao-ami.org/ami/matriz.asp

Etiquetas:

OFERTA DE EMPREGO


Caros Colegas,
Na BEP (Bolda de Emprego Público) saiu um Concurso de Requisição para Técnico Superior de Serviço Social, para o ISS,IP (Instituto de Segurança Social, IP) de Vila Real. É necessário possuir Licenciatura o ordenado é de €1307.00, a data limite para concorrer é 22/01/2008 e o nº da Oferta é o OE200710/0487.

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 22, 2007

ASSOCIAÇÃO BUS


Caros Colegas,
A BUS - Bens de Utilidade Social - é uma associação de solidariedade social que visa apoiar - fornecendo bens essenciais de carácter não alimentar - instituições de solidariedade social do distrito de Lisboa. Estas entidades podem apetrechar as suas próprias infra-estruturas - Lares de idosos, Centros de actividades operacionais, Centros de dia, etc., - ou disponibilizar vários tipos de bens aos seus utentes.

A Associação BUS é constituída por um grupo de pessoas que há algum tempo desejava ajudar famílias carenciadas e Instituições de solidariedade social, através de um projecto que dá resposta a uma necessidade muito evidente. Todos os corpos sociais da Associação são voluntários. A equipa da BUS é composta por 2 colaboradores profissionais a tempo inteiro, um colaborador pontual, e 3 voluntários.

Ora vejam: http://www.bensutilidadesocial.pt/pages/homepage.php

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 18, 2007

DIA INTERNACIONAL CONTRA O TRÁFICO DE SERES HUMANOS


Caros Colegas,
Hoje, 18/10/2007, celebra-se o Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos. Não se sabe em concreto quantas vítimas de tráfico existem sendo certo que tentar quantificar um fenómeno criminoso que tem como elemento base a invisibilidade, será uma tarefa perto de impossível. Apesar disso, segundo o Relatório sobre Tráfico de Seres Humanos de 2007 do Departamento de Estado dos EUA, e de acordo com a OIT - Organização Internacional do Trabalho, estima-se que em todo o mundo haja 12,3 milhões de pessoas traficadas para fins de exploração laboral, sexual e servidão, enquanto outras entidades referem números que variam entre os 4 e os 27 milhões de vítimas. A propósito do Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima reafirma a importância do combate a este problema transnacional. O tráfico de pessoas é uma violação dos Direitos Humanos, não uma questão de imigração ilegal. Os seres humanos objecto do tráfico são vítimas de crime e de violência. As vítimas do Trafico de Seres Humanos são pessoas que são convencidas por promessas de melhores condições de vida ou forçadas a sair do seu país. Também crianças são alvos deste crime, de facto, estas e/ou os seus pais, são aliciadas, vendidas, oferecidas, enganadas por traficantes para serem exploradas para fins sexuais, de trabalho ou extracção de órgãos.

Etiquetas:

quarta-feira, outubro 17, 2007

DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA


Caros Colegas,
Hoje, 17/10/2007, celebra-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Portugal tem 2 milhões de pobres e se não fossem contabilizados os que recebem subsídios, então este número seria muito maior! O nosso país tem o índice mais elevado da União Europeia no que toca à diferença entre ricos e pobres. De acordo com dados da Eurostat, Portugal está entre os dez primeiros dos mais pobres da Europa.
Depois destes dados estatísticos, o que dizer?
Apenas que não podemos deixar que a pobreza, como diz o cartaz, faça parte da paisagem. Se o fizermos torna-se um hábito e os hábitos são rotineiros, tão rotineiros que já quase não damos por eles. É o que vai acontecer com a pobreza se a deixarmos fazer parte da paisagem. Por isso faça algo, porque por mais pequeno que seja, pode fazer a diferença.

Etiquetas:

terça-feira, outubro 16, 2007

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Caros colegas,
Hoje, dia 16/10/2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra o Dia Mundial da Alimentação. Na Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Artigo 25º diz: “Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, (…).”
Os últimos dados da ONU dizem-nos que diariamente morrem 24 mil pessoas com fome… Impressionante, não? Em pleno século XXI com todos os avanços agrícolas, logísticos, financeiros, tecnológicos, etc., ainda há todos os dias tantas pessoas a morrerem de fome. Que vergonha para a Humanidade, não é?

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 15, 2007

PEÇA DE TEATRO “A DESOBEDIÊNCIA”


Caros Colegas,
O Teatro da Trindade e o INATEL estão a realizar a Peça de Teatro “A Desobediência”. Esta conta a história de Aristides Sousa Mendes, Cônsul de Portugal em Bordéus, que na 2ª Grande Guerra Mundial salvou cerca de 30 mil judeus dos campos de extermínio de Hitler.
Para ver no Teatro da Trindade, de 4ª Feira a Sábado às 21h30 e ao Domingo às 16h00.

Para mais informações ligar: 21 342 00 00.

Etiquetas:

terça-feira, outubro 09, 2007

Petição Online para a Igualdade

Caros Colegas,
Um conjunto de Associações de Família juntaram-se para lançar uma petição para que os pais casados e viúvos tenham os mesmos direitos dos pais divorciados: deduzir os gastos com os filhos (alimentação vestuário, etc.) no IRS. Os pais divorciados podem fazê-lo através das pensões de alimentos, num montante até 6.500€ por filho. Os pais casados ou viúvos não o podem fazer porque não existe uma pensão de alimentos em acção. Só os pais divorciados é que têm despesas com os filhos? Os outros não?
Esta petição tenciona repor a igualdade. Só por isso merece aqui uma chamada de atenção. Se quiser assiná-la vá a: http://www.forumdafamilia.com/peticao/index.asp

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 08, 2007

4 Encontros Temáticos – I.S.S.


Caros Colegas,
O Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, irá promover um Ciclo de 4 Encontros Temáticos, sob a designação “Igualdade de Oportunidades para Todos: Para uma Sociedade Justa”.
Para a dinamização deste Ciclo de Encontros foram convidados, como oradores, individualidade do meio académico que têm desenvolvido trabalho científico no âmbito desta temática.

Encontro 1 – Igualdade de Oportunidades, Género e Intergeracionalidade
Dia 11 de Outubro, 16h00

Encontro 2 – Igualdade de Oportunidades, Estratificação e Mobilidade Social
Dia 25 de Outubro, 16h00

Encontro 3 – Igualdade de Oportunidades, Deficiência e Dependência
Dia 8 de Novembro, 16h00

Encontro 4 – Igualdade de Oportunidades, Etnicidade e Interculturalidade
Dia 22 de Novembro, 16h00


Este Ciclo de 4 Encontros vai realiza-se no Auditório do Centro de Recursos em Conhecimento, na Rua Castilho, n.º 5, r/c, 1250-066 Lisboa.

Nota: A confirmação da sua presença nestes Encontros, deve ser feita até cinco dias antes da sua realização, para o seguinte contacto:
Liliana Monteiro
Tel. 213 184 976
Fax. 213 184 960

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 04, 2007

Caso Ana Filipa/Esmeralda

«Ao fim de anos a ver batalhar pelos direitos das crianças é frustrante constatar que a justiça e a sociedade parecem continuar de costas voltadas. Quando acreditávamos que juízes e técnicos conseguissem esquecer quintinhas e patentes, na procura de uma solução que não sentenciasse esta criança a uma infância de pesadelo, descobrimos que, embora Portugal tenha sempre a melhor das leis, as decisões legais continuam tristemente longe do superior interesse dos pequeninos.» - Isabel Stilwell.


Comentário do SSAlternativo: de facto tenho que estar de acordo com a Editora do Destak. Temos sempre as melhores leis mas, no entanto, na prática elas não parecem estar a ser aplicadas. Este é um desses exemplos. Qual é o interesse superior desta criança? Desde que foi entregue pela mãe aos pais afectivos (para mim adoptivos, porque eles não raptaram a criança à mãe) eles não fizeram outra coisa senão cuidarem das suas necessidades básicas, dar-lhe carinho e amor. Que mais pode uma criança necessitar? Que mais pode esta criança ter com o pai biológico, que não tem com os pais com quem está desde os três meses? Neste caso, os juízes cuidaram do interesse superior da criança ou no do pai biológico?

Etiquetas: